Welcome to my life!
6 de maio de 2016
Show all

Opa! Ali tem uma barbearia!

Pra quem não sabe, sou barbeira do Rei da Barba de São Paulo, e o primeiro tema que escolhi para falar é “pole barber”. Listrado normalmente em vermelho e branco – em alguns casos também na cor azul – representa que naquele local existe uma barbearia onde senhores de bom gosto possam se barbear, cortar seus cabelos e papear à vontade.

IMG_5328E da onde surgiu esse item? Por volta dos anos 1.200 (Idade Média), os barbeiros tinham também a função de cirurgiões. Realizavam pequenas intervenções, sangrias e extração de dentes, por exemplo. Eram usadas ataduras (tiras) para a higienização de todos esses procedimentos. As mesmas eram penduradas do lado de fora das barbearias para secar e mostrar o que era feito ali. Essas tiras balançavam e se retorciam com o vento, dando a sensação de um “espiral”.

Por esse motivo, os poles até hoje giram nas cores vermelho e branco, que simbolizam o sangue e ataduras. Dizem alguns relatos que a cor azul foi acrescentada pelos americanos devido à sua bandeira, enquanto outros afirmam que o azul representa o sangue venoso e o vermelho, arterial.

Bom, feliz de nós que os anos se passaram e as funções foram divididas para suas especialidades! Mas, independente disso, o pole sempre será a marca de uma barbearia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *